quarta-feira, 21 de março de 2012

Entrevistando Alena Sá...

          Artista plástica há 20 anos, formada em Design de Moda (UNIPE 2010), professora da FUNETEC-PB ministrando aulas de Cor e Desenho Estilístico e com um longo currículo que pode ser visto na íntegra no link http://artesvisuaisparaiba.com.br/artista.php?id=123; Alena Sá nos recebeu em sua casa e nos permitiu gravar um vídeo seu desenhando, além de nos conceder uma breve entrevista que por sinal foi um ótimo bate papo.

Alguns croquis de Alena Sá.


         Quando apresentamos a proposta de fazer um post, com uma entrevista sobre ela, Alena Sá, nossa querida professora, sempre se mostrou receptiva e tímida dizendo:
”Podem filmar minhas mãos, mas não me filmem por favor”. Depois de um dia atribulado e muito corrido ela nos reservou um tempinho para filmarmos seu desenho e para trocarmos algumas figurinhas.
            Começamos com a filmagem dela desenhando um croqui ou desenho estilístico que é uma das cadeiras que ela ministra no curso de Produção de Moda da FUNETEC-PB. Durante a filmagem Alena ficou completamente concentrada e como ela mesma disse, não consegue falar e desenhar ao mesmo tempo. É necessário total concentração. Depois do desenho feito ela nos explica a diferença do desenho de moda para o desenho de observação. O primeiro tem caráter mais livre tendo como regra básica o “Estudo das Cabeças”. O segundo já é um tipo de desenho mais preso ao olhar, onde observar todos os detalhes é primordial para a boa execução do desenho.




Entrevista com Alena Sá. Ao fundo um de seus quadros.

               A entrevista começa com perguntas sobre a formação e experiências da professora e artista plástica, mas são tantas as atividades desenvolvidas por ela que é impossível falar de todas em um único post. O mais importante feito de Alena Sá, nós consideramos o livro Construção e Harmonia, que é o resultado de uma vasta pesquisa bibliográfica e longa experiência no ateliê. Este livro com certeza é um dicionário de cor que nós, como alunas, achamos merecedor de edição nacional.
            Quando perguntamos sobre a relação dela com a moda e o porquê, escutamos histórias de sua família, como a da época em que sua mãe possuía uma indústria de jeans trabalhando como modelista. Ela ainda recorda dos tempos em que sua mãe tinha boutique e por algumas vezes, trabalhando na loja, ela utilizou seu talento para transformar as vitrines.
            A conversa se estendeu por um tempo maior do que imaginávamos e terminou com uma frase que exemplifica exatamente a personalidade dessa jovem professora e grande artista: “Eu tenho prazer em passar o que aprendo. Muitas vezes aprendo uma coisa nova e já ligo para alguém querendo mostrar”.
  
            Professora Alena Sá, agradecemos a sua generosidade e humildade de nos receber em sua casa e também pela maravilhosa dinâmica de ensino. Um grande abraço de todas nós!!!!

Apreciem o vídeo e algumas fotos! 







Esboço feito por Alena Sá.

Croqui desenhado no vídeo.

Esboço feito por Alena Sá.

Croquis de Alena Sá.










Nenhum comentário:

Postar um comentário